terça-feira, março 26, 2013

Por Alberto Castro Ferreira

Aquilo que entre nós se designa, habitualmente por HINDUÍSMO ou BRAMANISMO, isto é, a religião da ÍNDIA , tem entre os HINDUS o nome de «SANÁTANA DHARMA» ( LEI ETERNA ) ! Para o Sanátana Dharma, BRAMA é o Absoluto, exterior ao homem, é aquele mesmo que está dentro do coração. O Brama existe na personalidade humana como a imagem do sol num lençol de água. O fim do Sanátana Dharma realiza-se na identificação do ÁTMAN (alma,espírito pessoal ) com BRAMA. É o MOKSHA , ou Libertação. A ordem cósmica é exposta em diálogos célebres, tais os UPANISHDDE(S). Um deles tem por interlocutores YAJNAVALKYA, brâmane ilustre e GARGI, mulher dialéctica e excepcional pela consideração que lhe era testemunhada. O diálogo começa admitindo as águas como a trama do universo, porque , segundo o VEDA, as Águas primordiais simbolizam a matéria. Então Gargi interroga Yajnavalkya: -Yajnavalkya, disse ela, se as águas são a trama com que tudo foi tecido, com que trama foram as mesmas águas tecidas? -Com o ar ,ó Gargi. -Com que trama foi o ar tecido? -Com os mundos do espaço, ó Gargi. -Com que trama foram tecidos os mundos do espaço? -Com os mundos do sol, ó Gargi. -Com que trama foram tecidos os mundos do sol? -Com os mundos da lua, ó Gargi. -Com que trama foram tecidos os mundos da lua? -Com os mundos das constelações, ó Gargi. -Com que trama foram tecidos os mundos das constelações? -Com os mundos dos deuses,ó Gargi. -E os mundos dos deuses, com que trama foram eles tecidos? -Com os mundos de Indra, ó Gargi. -E os mundos de Indra, com que trama foram eles tecidos? -Com os mundos de Prajápati,ó Gargi. -E os mundos de Prajápati, com que trama foram eles tecidos? -Com os mundos de Brama, ó Gargi. -E os mundos de Brama, com que trama foram eles tecidos? Ele respondeu: ó Gargi, não perguntes demais; toma cuidado, porque a tua cabeça pode arrebentar. Perguntas além de uma divindade acima da qual nada mais há a perguntar. Não perguntes demais, ó Gargi. E Gargi calou-se. ( Brhad aranyaka upa).

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